7 dicas para gerar mais vendas com a ajuda da IA

Gerar mais vendas é, com certeza, o objetivo da maioria das empresas. Afinal, o sucesso da área comercial, geralmente, equivale a dispor de um produto e/ou de um serviço que conquistou de verdade o público, concorda?!

como impulsionar as vendas com inteligência artificial

No entanto, durante esse processo, não raramente, nós nos deparamos com uma série de métodos e de ferramentas, incluindo novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA). E você? Já está familiarizado com esse universo?

Bem, embora recente, a Inteligência Artificial para vendas engloba inúmeras vantagens — principalmente se comparada a outros recursos que encontramos por aí. Então, pensando na relevância do tema, neste post, o nosso propósito é mostrar como ela pode te ajudar a gerar mais vendas e potencializar os seus resultados. Continue a leitura!

1. Melhora da eficiência

Não é segredo que a Inteligência Artificial melhora expressivamente os processos de automação, certo?! A tecnologia é capaz de modificar alguns recursos, tornando-os mais eficientes e inteligentes.

Por exemplo: chatbots passam por uma grande transformação quando integrados à Inteligência Artificial. Esse tipo de ferramenta tende, então, a dar respostas mais próximas àquelas que um ser humano daria — ou seja, respostas mais personalizadas.

Inclusive, torna-se também viável direcionar determinados casos automaticamente para um atendente humano. Via de regra, a ação é executada quando o chatbot não tem condições de oferecer a resposta e/ou a solução adequada à demanda em questão.

2. Geração de mais insights práticos

A gestão de um volume alto de dados é um processo longo e bem complexo. Contudo, atualmente, o uso da IA nas vendas tornou essa atividade muito mais fácil e, inclusive, assegurou a geração de mais resultados.

Basicamente, a Inteligência Artificial permite encontrar insights a partir das informações coletadas dos leads, dos clientes e até das etapas iniciais de vendas. Diante disso, há mais precisão nos relatórios e, como consequência, nas análises dos resultados.

3. Aumento das previsões

Como a análise de dados é conduzida de forma mais eficiente — sem a possibilidade de erros —, as previsões concedidas pela IA passam a ser mais precisas. A avaliação de um lead é um excelente exemplo.

Ora, havendo a indicação de que ele apresenta grande probabilidade de fechar uma determinada compra, torna-se possível gerar a previsão de uma venda, concorda?! Como resultado, a equipe comercial tem chances de se preparar e de traçar um planejamento adequado.

4. Redução de tarefas repetitivas

Por fim, o uso da Inteligência Artificial vem se mostrando essencial para a execução daquelas tarefas que exigem menos esforço intelectual. A automação proporcionada pela IA é bem maior e mais direcionada, portanto, a sua equipe não precisa se preocupar com o primeiro contato, por exemplo.

Já com um chatbot programado, é viável levar automaticamente um possível cliente para as primeiras etapas do funil. E não para por aí: há também a possibilidade de gerar textos a partir de prompts. Assim, a sua empresa pode desenvolver e-mails de vendas e até programá-los para serem disparados de acordo com ações específicas tomadas pelo lead.

No tópico anterior, vimos que a IA pode auxiliar (e muito!) os vendedores nos mais variados aspectos, agilizando processos, fornecendo insights etc., certo?! Nesse contexto, a pergunta-chave é: será que esse suporte é realmente o necessário — e o suficiente — para atrair um volume maior de consumidores e, assim, vender mais?!

Bem, a seguir, elencamos mais detalhadamente as inúmeras possibilidades que se tornam acessíveis a partir da adoção da Inteligência Artificial para vendas. Confira!

1. Viabilização da análise de dados

A gente já mencionou brevemente, mas vale a pena reforçar: a IA é essencial para a administração de dados. A tecnologia pode ser utilizada em praticamente todas as etapas do tratamento de informações — independentemente de serem complexas ou simples.

Quer um exemplo para facilitar a compreensão?! Bem, na coleta de dados dos leads, a Inteligência Artificial pode automatizar o processo e ajudar a avaliar o comportamento e as informações de contato, cruzando-as e, em seguida, separando aquilo que será indispensável para o atendimento ao público.

2. Potencialização da obtenção de insights

A Inteligência Artificial PLN (Processamento de Linguagem Natural) é um dos melhores recursos quando se trata de obtenção de insights. A sua capacidade de análise das interações humanas viabiliza a geração de informações altamente importantes sobre os seus clientes.

Integrada com os canais de bate-papo, com o telefone e com os e-mails, a tecnologia fornece outras perspectivas sobre o lead. Você sabia que é possível, por exemplo, interpretar como ele se sente, rotulando o estado como “positivo”, “neutro” ou “negativo”?!

Pois é! Aí, posteriormente, essas informações se transformam em dicas do que o departamento de vendas pode fazer para melhorar os seus resultados.

3. Automatização da geração de e-mails

Os recursos de geração de textos e de disparo automático são as melhores alternativas quando se trata da adoção da IA nos e-mails. De modo geral, a Inteligência Artificial generativa ajuda a produzi-los a partir de certos comandos e informações.

Dessa forma, você pode não só criar e-mails, mas também descrições de produtos/serviços, apresentações e até conteúdos para a publicação em blogs. A propósito, ainda no caso dos e-mails, vale pontuar que é viável contar com ferramentas de disparo que funcionam de acordo com a etapa do funil, programando e personalizando as mensagens para os leads.

4. Elevação da precisão na previsão de vendas

Você já ouviu falar em “forecast”? Bem, trata-se de um tipo de previsão do futuro de um negócio em detrimento dos seus resultados. Assim, quando o assunto envolve como gerar mais vendas, a ideia é justamente se antecipar à possibilidade de um potencial cliente fechar uma compra.

Ora, adotando a IA, torna-se possível realizar esse tipo de previsão com a coleta e com a análise de dados do contato — especialmente com a identificação do seu estado na hora da compra. Ou seja, podemos descobrir o quanto ele está satisfeito (ou não) com o processo, aumentando as chances de sucesso ou ajustando ações e estratégias, quando necessário.

5. Melhora do atendimento ao cliente

Chatbots, assistentes virtuais, ferramentas de autoatendimento etc. Aí estão alguns dos exemplos de soluções nas quais a Inteligência Artificial é utilizada com o intuito de potencializar o atendimento ao cliente.

Na prática, a tecnologia é integrada a esses recursos, garantindo mais interações e engajamento. No entanto, nesse caso, não haverá a necessidade do constante monitoramento por parte da sua equipe, viu?!

6. Viabilização da identificação de leads

A IA pode melhorar significativamente a segmentação e a personalização dos leads. Ora, com os insights que a Inteligência Artificial proporciona, a tomada de decisão da equipe passa por um processo de aprimoramento, concorda?!

O resultado? Bem, torna-se possível determinar as características daqueles clientes que mais retornam e/ou daqueles que fazem compras de forma esporádica.

Inclusive, existe a possibilidade de avaliar o que fez um comprador abandonar o carrinho, entre outras ações que impactam negativamente os resultados da sua marca. Na verdade, esse tipo de ferramenta consegue analisar bem um volume grande de informações e reconhecer padrões, melhorando as estratégias de vendas preexistentes.

7. Fornecimento de recomendações

Com a análise regular dos históricos, a IA também consegue fornecer recomendações para os seus consumidores. Em linhas gerais, estamos falando de orientações baseadas nas características dos compradores, o que gera um atendimento mais personalizado e, consequentemente, o aumento dos níveis de engajamento.

O resultado? Simples! Uma melhor experiência para o cliente — o que deve ser uma das prioridades de qualquer empreendimento, né?!

Gerar mais vendas é um dos principais objetivos organizacionais. No entanto, é preciso, sim, contar com a imprevisibilidade do comportamento dos consumidores. Diante disso, dispor de estratégias e de recursos de coleta e de manutenção de dados é determinante para conseguir bons resultados, o que faz da IA uma ferramenta tão necessária no presente momento.

Afinal, o uso da Inteligência Artificial integrada com as ferramentas de administração de contatos, geralmente, significa a obtenção de um poderoso mecanismo para gerar mais vendas. A tecnologia garante uma eficiência maior no tratamento de informações e pode, como dito, fornecer insights, agilizar processos e automatizar tarefas.

E aí? Quer melhorar as suas vendas com a Inteligência Artificial? Me conta aqui nos comentários!

Deixe um comentário